segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Matéria do Correio Brasiliense - Caderno Emprego e Formação Profissional (13/09/2009)

Matéria do Correio Brasiliense - Caderno Emprego e Formação Profissional



Esse foi o meu trabalho, resumo do Caderno Emprego e Formação Profissional (13/09/2009) do Correio Brasiliense.

A dificuldade de formar profissionais na área da aviação é uma realidade para a ANAC, embora que por um lado alguns falem que a dificuldade esta em formar novos profissionais, o outro lado diz que o problema não esta em formar os profissionais e sim nos baixos incentivos financeiros, pois, no exterior os salários são maiores e os incentivos também. Aeroviários são os profissionais que trabalham nos serviços terrestres, como engenheiros, controladores de vôo, mecânicos de manutenção, gerentes, balconistas, dentre outros. Já os aeronautas são aqueles que exercem atividades a bordo da aeronave, como piloto, co-piloto e comissário de bordo. A profissão dos aeronautas é regulamentada pela Lei n.º 7.183 que estabelece a carga horária máxima permitida. Se não for cumprida, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode punir a companhia área. No caso dos demais profissionais, a fiscalização cabe ao Ministério do Trabalho.



Redes de Inovação





Como utilizar as redes sociais para promover a inovação em minha empresa? Como fazer minha empresa entender a importância disso para ela e para os colaboradores?

Muitas empresas têm receio de utilizar redes sociais alegando que haverá queda na produtividade de seus funcionários. Esse pensamento focado apenas no problema subestima a capacidade de mobilização e a criatividade dos colaboradores.

O aumento da competição faz com que a inovação seja a principal competência a ser desenvolvida pelas empresas. Nesse sentido, as redes sociais são ótimas ferramentas para criar esse ambiente de troca de informações, pois elas aproximam e facilitam a conexão entre pessoas com interesses comuns e que poderiam compartilhar idéias.


Para conseguir utilizar de forma produtiva as redes sociais, Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva, ajuda na descoberta de talentos e na identificação dos agentes que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras. Para conseguir esses resultados, é importante que sua empresa planeje de forma adequada a utilização das redes sociais, evitando, assim, que elas se tornem um canal de fofocas e comunicação informal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário